Gestão de ativos de software

Administrar uma empresa é uma tarefa desafiadora. Com tantas obrigações, decisões e responsabilidades alguns aspectos podem passar despercebidos. Porem o licenciamento de software adequado deve receber a devida atenção. A gestão dos ativos de software é importante para administrar a empresa com tranquilidade. Softwares sem a devida licença ou utilizados em desacordo com ela são um risco desnecessário e podem prejudicar a organização.

Que benefícios a gestão de ativos de software pode trazer para minha organização?

Não importa o tamanho da sua organização, a gestão dos ativos de software ajudará não somente a oferecer proteção financeira, mas também a resolver problemas como segurança de dados e produtividade dos colaboradores.

Utilizamos nossos 20 anos de experiencia para entregar para sua empresa a melhor infraestrutura de servidores, aquela que vai fornecer os recursos necessários para os sistemas funcionarem bem permitindo a tomada de decisões de negócio.

Solicite uma proposta!

Redução de custos

Uma boa gestão de ativos de software auxilia na determinação dos softwares realmente necessários e os que são totalmente desnecessários, facilita uma negociação de licenças em contratos com maior volume e, portanto, com melhor custo-benefício e ajuda na correta distribuição dos softwares necessários aos departamentos e colaboradores. Evita que diferentes ferramentas que muitas vezes tem as mesmas funções e aplicações sejam adquiridas por diferentes departamentos.

Investimentos justos e bem aproveitados

A gestão ajuda a organização a identificar quais investimentos são realmente necessários e a identificar se qual a melhor forma de licenciar sua utilização, seja adquirindo a licença ou contratando como serviço. O melhor aproveitamento dos softwares adquiridos depende de conhecer melhor a ferramenta, implantá-la corretamente e treinar seus usuários e para facilitar isso tudo é importante reduzir o número de softwares e padronizar as versões.

Suporte e atualizações

Ao identificar quais softwares são críticos para a operação da organização faz todo sentido investir em modelos de contratação que ofereçam suporte e garantam a evolução tecnológica, permitindo que os colaboradores concentrem sua atenção e energia nos negócios e não percam tempo na solução de problemas técnicos.

Evitar despesas com indenizações

Os fabricantes de software, periodicamente, conduzem auditorias nas empresas para garantir que softwares sem as devidas licenças não sejam utilizados. Ter uma gestão de ativos de software facilitará neste momento, pois as informações estarão todas organizadas e reunidas o que facilitará muito o processo de auditoria e mostrar para o fabricante que existe uma preocupação com o correto licenciamento e, portanto, uma gestão bem-feita.