Compartilhe

WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Facebook

Explore mais

Download no OneDrive for Business: Saiba como bloquear.

Essa é uma solicitação antiga, bloquear o download no OneDrive for Business quando compartilhamos arquivos. Felizmente estava nos planos da Microsoft implementar essa função que foi liberada no final de novembro/18.

E a intenção é realmente impedir que o destinatário do compartilhamento copie as informações contidas no documento, pois desabilita a impressão e também a cópia de trechos para a área de transferência do Windows.

Claro que isso é somente uma forma de dificultar a utilização indevida de conteúdo de propriedade da empresa, porque sempre será possível capturar uma foto da exibição do documento na tela do computador.


Assine o Office 365 Business Premium e transforme sua empresa hoje mesmo!


Nos testes que fiz só foi possível bloquear o download no OneDrive for Business para pessoas da nossa própria organização, para terceiro não temos a opção. Documentos em sites do SharePoint não podem ser compartilhados com o bloqueio, assim como no OneDrive pessoal. Às pastas também não se aplicam a função.

Ou seja, ainda falta muito para atender a todas os pedidos, mas já é possível dificultar que documentos importantes deixem a organização. E mostra que a Microsoft está ouvindo os usuários.

Bloqueando o download no OneDrive for Business

É muito simples de usar, pois basta ligar a opção Bloquear  download na janela de configuração de link. Note que escolhi criar um link para pessoas da empresa e não permiti a edição. Não será possível impedir o download em qualquer outra configuração de link ou compartilhamento.

Arquivo compartilhado sem download

Note que fica bem claro que a permissão de download e impressão foram removidas e caso tentem capturar a imagem da tela (como fiz aí acima) conseguirão extrair as informações mas, na minha opinião, isso já é outro problema.

Clique aqui para o comunicado oficial da Microsoft

Paulo Henrique Machado

Paulo Henrique Machado

Sócio da WRPD Informática, especializado em licenciamento e gestão de ativos de software e infraestrutura de TI e certificado pela Microsoft. Ávido consumidor de tecnologia e cafeína.

Explore mais