Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook

Explore mais

Webinar URMOBO

Realizamos o primeiro Webinar sobre gestão de dispositivos móveis com a URMOBO de Ribeirão Preto/SP. Nele pudemos apresentar a plataforma e falar

Grupos do Office 365 #ComoFaz

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook

como-faz-configuracoes-o-365

Grupos do Office365

Essa ferramenta ajuda na produtividade no trabalho ou na escola, compartilhar informações e colaborar com outras pessoas. O grupo pode ser formado por pessoas da mesma sala, da sala ao lado, outra cidade, estado pais. Com conexão à internet e a ferramenta certa, podemos realizar trabalhos onde quer que estejamos até mesmo do conforto da nossa casa. O Grupos do Office 365 é uma ferramenta desenvolvida pensando no compartilhamento de ideias, trabalhos e informações. Ele é integrado nos aplicativos do Office 365, podemos colaborar com nossos colegas, a escrever documentos, criar planilhas, trabalhar em planos de projeto, agendar reuniões ou enviar e-mails.

Exemplo, o departamento de marketing vai lançar uma serie de posts para o blog da empresa (como este), e cria um grupo integrando o redator, o revisor, editor, web máster e etc… Cada um tem a sua função para realizar um objetivo comum, que é a série.

Criando grupo como Administrador

Depois de entrar no Office 365, vamos encontrar a opção Admin. (Administrador). Essa opção vai nos levar para um painel de controle, neste painel selecionamos a opção grupos, que abrirá mais duas opções: Grupos e Caixa de correio compartilhada.

Clicamos na opção Grupo novamente, que nos encaminhará para a próxima página.

office-365-comofaz-grupos-criar

Nesta página vamos criar o nosso primeiro grupo. Clicamos em +Adicionar Grupos, em seguida abrirá uma janela do lado direito da tela. Nesta janela vamos escrever:

Tipo de grupo: Alem do Grupo do Office 365, temos outros tipos que são Lista de distribuição e Grupos de segurança, cada um tem suas particularidades que não estão no escopo deste post.

ID do grupo: Esse ID é gerado automaticamente, assim que você colocar o nome do Grupo. Podemos alterar o ID do grupo, afinal ele também é o endereço de e-mail que pode ser divulgado, e é sempre bom ter um endereço fácil de memorizar e digitar.

Descrição: Podemos descrever sobre o que vai se tratar no grupo, qual a proposta dele e etc…

Privacidade: Escolhemos Público se quisermos que qualquer pessoa veja o conteúdo do grupo ou Particular se quisermos que somente os membros vejam o conteúdo do grupo.

Idioma: Podemos escolher o idioma do grupo, se uma empresa for global podemos mudar o idioma para o idioma padrão da empresa para que todos possam se comunicar.

Temos uma opção que é “Envie copias de conversas e de eventos de grupo para as caixa de entrada dos membros do grupo” se ligarmos essa opção receberemos tudo que for enviado para o grupo em nossa caixa de e-mail se deixarmos desligado para ver o que o grupo está recebendo temos que entrar no e-mail do grupo.

Após preencher todas as informações clicamos em Adicionar.

office-365-comofaz-grupos-1

Prontinho o grupo está formado. Agora para acessar nosso grupo clicamos no botão de aplicativos, no canto superior esquerdo da tela e acessamos nosso e-mail.

Criando grupo como Usuário

Para criar um grupo como um usuário, é bem simples. Abrimos nosso Office 365, entramos em nosso e-mail e na barra lateral temos a opção + Criar, a partir daqui o processo é o mesmo.

Trabalhando com o grupo

O grupo será acessível a partir do Email, Calendário e OneDrive. Vamos acessá-lo pelo Email. Na barra, do lado esquerdo do Outlook, vemos o grupo que acabamos de criar. Dentro dele temos:

Conversas: Interagir com conversas iniciadas por outros participantes do grupo ou criar nossa própria conversa. Assim a troca de informações fica mais rápida!

Calendário: Com o calendário podemos deixar todos do grupo cientes de todos os compromissos que temos. Claro, que, somente aqueles que queremos que o grupo saiba e tenha acesso.

Arquivos: Esta ferramenta deixará trabalhos em grupo muito mais rápidos e participativos. Por exemplo, o setor de compras poderá disponibilizar a lista de compras para que as pessoas   coloquem na lista quais produtos ou serviços elas precisam. Deixando o processo mais rápido.

Bloco de anotações: Abre o OneNote online, para anotações, por exemplo, um grupo de estudantes estão fazendo um trabalho e estão coletando ideias sobre o que será, eles podem escrever no bloco de anotações para discutir depois quando o grupo se reunir.

Conectores: Nesta opção podemos conectar com redes sociais como o Twitter.

office-365-comofaz-grupos-tela

Quando clicamos nos três pontinhos vemos as seguintes opções:

Membros: Aqui vemos quem faz parte do grupo

Adicionar membros: Adicionamos uma pessoa nova no grupo.

Adicionar Favoritos: Para destacar o grupo que estamos trabalhando no momento, ou algum que acessamos muito.

Editar Grupo: Editamos as informações que foram colocadas inicialmente quando criamos o grupo.

Exibir detalhes: Vemos todas as informações do grupo.

Como podemos ver não é nada muito complicado ou difícil de fazer, mudando algumas coisas como no meu exemplo do departamento de compras poupamos muito tempo e ficamos mais organizados.

Agora, na barra ao lado esquerdo da tela temos mais algumas opções e entre elas temos os grupos aos quais pertencemos. Na opção descobrir, podemos achar outros grupos diferentes.

Até mais!

Julia Machado

Julia Machado

Designer na WRPD Informática, formada em fotografia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Apaixonada por design, tecnologia e inovação.

Explore mais

Webinar URMOBO

Realizamos o primeiro Webinar sobre gestão de dispositivos móveis com a URMOBO de Ribeirão Preto/SP. Nele pudemos apresentar a plataforma e falar