azure-sistema-operacional

Seus Servidores,

Seu aplicativo,

A sua estrutura,

A sua plataforma…

São todos bem-vindos no Microsoft Azure.

azure gartner

O Microsoft Azure é uma coleção crescente de serviços de nuvem integrados — análise, computação, banco de dados, serviços móveis, rede, armazenamento e Web — para obter mais agilidade, alcançar melhores resultados e economizar.

Eis o que você pode fazer com o Azure:

A plataforma de nuvem da empresa moderna

O Microsoft Azure ajuda pequenas e médias empresas a crescerem com mais eficiência e serem mais ágeis para mudar. Ele é uma plataforma de nuvem flexível que permite criar, implantar e gerenciar aplicativos de forma rápida em uma rede global de datacenters gerenciados pela Microsoft. Você pode criar aplicativos usando qualquer linguagem, ferramenta ou estrutura. Pode também integrar os aplicativos de nuvem pública ao ambiente de TI atual. Com o Azure, sua empresa pode começar a funcionar rapidamente, escalar ou reduzir verticalmente conforme necessário e evitar altos custos de capital, pagando somente pelo que usar.

azure-TI

Como ampliar sua infraestrutura de TI

Por que a nuvem?

Com toda a conversa sobre computação em nuvem atualmente, pode ser útil dar um passo atrás e entender realmente o que é a nuvem e por que ela é importante para a sua empresa.

No nível mais básico, a nuvem pública representa a expansão instantânea da sua infraestrutura de TI. E pode oferecer muitos benefícios a organizações de pequeno e médio porte:

  • Sua empresa pode começar a funcionar rapidamente. Você lança produtos e serviços no mercado antes da concorrência e passa mais tempo inovando e menos tempo gerenciando a infraestrutura de TI.
  • Sua empresa passa a uma escala global instantaneamente. Desse modo, você terá à sua disposição tudo o que precisar para apoiar o crescimento da empresa, quando precisar. Ou seja, você não precisa se preocupar com a possibilidade de esgotar a capacidade de armazenamento de arquivos, por exemplo, ou da escala vertical de aplicativos para dar suporte a mais funcionários ou clientes.
  • Além disso, sua empresa é capaz de executar as operações de forma mais econômica. Com a nuvem, você paga apenas pelo que usar, o que ajuda a economizar dinheiro à medida que seus negócios progridem. Isso pode ser especialmente benéfico para aplicativos com necessidades de computação variáveis, seja porque você precisa acomodar o armazenamento de arquivos grandes ou para atender à demanda de pico do cliente em uma venda online. Migrar para a nuvem significa que você não precisa fazer investimentos de capital em hardware, liberando orçamento para ser gasto em outras necessidades da empresa.
  • A nuvem também oferece segurança de nível empresarial a organizações de pequeno e médio porte, com o nível mais alto de proteção de dados e segurança de datacenter exigido pelas grandes organizações.

Para muitas pequenas e médias empresas, não é prático que a nuvem esteja em uma proposta do tipo “tudo ou nada”. Elas precisam de flexibilidade para executar alguns aplicativos locais, migrando outros para a nuvem quando fizer sentido. É aqui que o Azure se diferencia pois é o único serviço que oferece uma plataforma de tecnologia consistente, esteja você executando servidores locais, virtualizando suas cargas de trabalho ou migrando-as para a nuvem. A Microsoft oferece as mesmas ferramentas clássicas para facilitar esta abordagem de TI “híbrida”. Por isso, esteja você testando a nuvem pela primeira vez ou migrando “com tudo”, a Microsoft tem a plataforma e as ferramentas necessárias para ajudá-lo em cada etapa do caminho.


Backup do Microsoft Azure

Você fez backup dos dados? É uma pergunta que você espera nunca ter que fazer quando o armazenamento de dados é danificado ou ocorre uma falha nos sistemas. Entretanto, muitas empresas perdem dados importantes por não terem uma solução de backup de dados. Além da recuperação de desastres, que oferece continuidade para os negócios quando os sistemas ficam inoperantes, o backup de dados proporciona outro nível de proteção de dados ao manter uma cópia de seus aplicativos e dados. Porém, embora as organizações de pequeno e médio porte se empenhem para acompanhar as crescentes demandas de armazenamento de dados, o backup de dados pode ser caro e demorado, exigindo mais investimento de capital em mídia e sistemas de backup. E pode ser difícil prever necessidades futuras e os investimentos a elas relacionados.

backup-azure

Agora, com o backup do Microsoft Azure, você têm uma opção simples, confiável e econômica para fazer backup de seus dados na nuvem. O backup do Microsoft Azure criptografa e protege os backups no armazenamento em nuvem externo com o Microsoft Azure, acrescentando uma camada de proteção para o caso de o desastre ou a perda de dados afetar os servidores. O backup do Microsoft Azure funciona com quaisquer aplicativos e dados que você possuir, como servidores de arquivos, SharePoint Server, SQL Server, Exchange e muitos outros.

Econômico: o backup do Microsoft Azure ajuda a evitar o investimento em infraestrutura associado a armazenamento, permitindo que você pague somente pela quantidade que utilizar. Com o Microsoft Azure, também não há taxas de transferência de dados ou por servidor.

Escale conforme necessário: o backup do Microsoft Azure também oferece um meio fácil e rápido de atender aos requisitos de armazenamento em constante mudança. Com os datacenters globais da Microsoft, você pode escalar ou reduzir verticalmente conforme necessário.

Proteção de dados de nível empresarial: a migração dos backups para a nuvem com o Microsoft Azure também pode ajudar a melhorar consideravelmente sua proteção de dados, aproveitando a mesma plataforma de nuvem utilizada por algumas das maiores instituições financeiras do mundo. Os servidores têm redundância geográfica; portanto, se eles ficarem inoperantes no datacenter de um local, já estarão armazenados em backup e prontos para serem usados em vários outros locais em todo o mundo. Os backups do Microsoft Azure são criptografados para fornecer um nível de proteção maior.

E é simples. Se você tem um pequeno número de servidores para proteger, o backup do Microsoft Azure oferece uma solução fácil, integrando-se às ferramentas de backup do Microsoft Server que talvez você já esteja usando.


Hospede seu site na nuvem

Quanto o seu site está custando para a empresa?

Muitas pequenas e médias empresas dispõem dos recursos internos necessários para criar seus próprios sites e os hospeda em um servidor local. Porém, isso pode gerar desafios imprevistos à medida que a empresa cresce e o uso do site aumenta:

Disponibilidade: se a sua conexão com a Internet for interrompida, o seu site ficará inoperante, o que pode significar perda de clientes e de faturamento.

Desempenho: além disso, se você estiver limitado à largura de banda da Internet disponível para o seu escritório local, o desempenho também será afetado, frustrando a experiência do cliente no seu site.

Segurança: os clientes de hoje em dia esperam ter uma experiência segura quando fazem negócios online, não importa se você está armazenando os endereços de email deles ou capturando seus dados do cartão de crédito. Para muitas empresas de pequeno e médio porte, configurar as medidas de segurança necessárias e manter-se atualizada em relação às ameaças mais recentes costuma ser bem complexo e dispendioso.

Custo: à medida que sua empresa cresce, você precisa expandir a capacidade da infraestrutura do site para aceitar um número cada vez maior de clientes. Quando você hospeda seu próprio site, isso significa adquirir novos produtos de hardware, como servidores e dispositivos de rede, o que exige um investimento significativo de capital.

Com o Microsoft Azure, agora você pode migrar seu site para a nuvem, proporcionando ao cliente uma experiência confiável, satisfatória e mais segura sem a necessidade de investir em infraestruturas dispendiosas.

Alta disponibilidade: saiba que o seu site tem backup em vários servidores em todo o mundo e que, se um local ficar inoperante, outro entrará online para assumir seu lugar.

Desempenho rápido e ágil na resposta: tenha a enorme largura de banda disponibilizada aos datacenters em nuvem, para que a experiência do cliente no seu site continue rápida e ágil na resposta à medida que o tráfego no site aumenta.

O que há de mais recente em segurança: confie no que há de mais recente em termos de segurança de site, como firewalls, criptografias e proteção contra malware sempre atualizada.

Recursos de primeira linha que cabem no orçamento: a nuvem permite que você se beneficie com a economia de escala, proporcionando acesso a recursos de primeira linha que cabem no orçamento. Coloque seu site em funcionamento com preços pré-pagos, escalando verticalmente até quando precisar e pagando somente pelo que usar. A principal vantagem de hospedar seu site na nuvem é que você não precisa mais comprar e manter infraestrutura, como servidores e software. Você só paga uma mensalidade acessível que varia de acordo com o seu uso.


Hospedagem de aplicativos no Microsoft Azure

É possível hospedar aplicativos na nuvem migrando-os para uma VM no Microsoft Azure. Executar VMs no Azure tem as seguintes vantagens:

  • IaaS sob demanda para qualquer carga de trabalho de VM.
  • Provisionamento econômico – não é necessário comprar novos produtos de hardware
  • Formato VHD de Hyper-V familiar para facilitar a implantação.
  • 99,95% de tempo de atividade
  • Não há necessidade de soluções para acesso remoto

azure-aplicacaoes

Muitos aplicativos são bons candidatos a migrar para a nuvem e obter os benefícios de manutenção e custos de hardware reduzidos. Por exemplo, a migração do banco de dados existente para uma VM do Microsoft Azure oferece uma maneira simples de obter os benefícios da nuvem sem precisar fazer alterações significativas em seu aplicativo.

Se o aplicativo ainda não estiver virtualizado, você poderá usar o System Center 2012 para virtualizá-lo no formato VHD do Windows Server Hyper-V. Caso o aplicativo já esteja virtualizado em outra tecnologia de virtualização, você poderá usar o System Center 2012 para convertê-lo para o formato VHD do Windows Server Hyper-V.

Quando o aplicativo estiver no formato apropriado, você poderá transferir apenas o banco de dados para a máquina virtual do Microsoft Azure ou migrar todo o VHD no local para a máquina virtual do Microsoft Azure.

É um processo bem simples. Não é necessário fazer nenhuma alteração no aplicativo e você mantém todas as funcionalidades que tinha com o SQL Server local. A partir de agora, sua infraestrutura é totalmente gerenciada, com um SLA de 99,95%, e você tem controle completo sobre a VM para personalizar conforme for necessário para o seu aplicativo. Além disso, você pode usar as mesmas ferramentas de desenvolvimento familiares que usou para criar o aplicativo. O System Center oferece um meio fácil e centralizado de gerenciar e monitorar o aplicativo na nuvem.


Datacenters globais do Microsoft Azure

Azure opera em 15 regiões em todo o mundo, e já anunciou planos para 2 novas regiões na Austrália para este ano. Expansão geográfica é uma prioridade para o Azure porque permite que você obtenha maior desempenho e suporta suas necessidades e preferências em relação a localização de dados.

data-centers-azure

  • Central US — Iowa
  • East US — Virginia
  • East US 2 — Virginia
  • US Gov Iowa — Iowa
  • US Gov Virginia — Virginia
  • North Central US — Illinois
  • South Central US — Texas
  • West US — California
  • North Europe — Ireland
  • West Europe — Netherlands
  • East Asia — Hong Kong
  • Southeast Asia — Singapore
  • Japan East — Saitama Prefecture
  • Japan West — Osaka Prefecture
  • Brazil South — São Paulo State
Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que usam serviços em nuvem crescem 26% mais rápido do que empresas que não os utilizam, e são 26% mais rentáveis. (Fonte: Delloite)Azure Pequena Média Empresa

O Microsoft Azure é uma plataforma completa e flexível, que oferece serviços de computação, armazenamento e análise de dados. Você, empreendedor, contrata os recursos que precisar e paga somente o que usar, colocando em prática projetos como:

Azure Projetos

Azure é elástico, que significa que você pode contratar mais ou menos capacidade, de acordo com sua demanda. Seu orçamento vai ser aplicado de maneira inteligente.Azure Demanda
O mercado de soluções de segurança na nuvem deve atingir os 10,8 bilhões de euros em 2022, projetando uma taxa de crescimento anual de 12,8%. Fonte: Transparency Market ResearchAzure Investimento e Segurança
Sumário
Microsoft Azure
Nome do Artigo
Microsoft Azure
Descrição
Microsoft Azure é um serviço de nuvem integrado: Servidores, Máquinas Virtuais, Banco de Dados, Serviços Móveis, Rede, Armazenamento e Web. Obtenha mais agilidade, alcance melhores resultados e economize.
Autor
microsoft partner   Trendmicro partner   Fortinet   Adobe Reseller   Microsoft Authorized Education Partner