Computação em nuvem e trabalho móvel com computadores cedidos pelo empregador ou do próprio empregado é uma realidade do presente, e deve alcançar 73% dos trabalhadores dos Estados Unidos até 2020, de acordo com a consultoria IDC.
Esses dados só são possíveis com o investimento recente de empresas, pequenas, médias e grandes em tecnologias que hoje já são acessíveis a todos e cabem no orçamento.
Essas tecnologias ajudam os funcionários a continuar o seu trabalho de qualquer lugar a qualquer hora com as mesmas tecnologias e facilidades que teria se estivesse na frente do computador do escritório. Além de ser barata, essa tecnologia ainda é segura.
Um exemplo de tecnologia eficiente e barata para as pequenas e médias empresas (PMEs) é o Office 365, da Microsoft. Com menos de 1 real por dia e por funcionário já é possível acessar a versão mais recente da suíte Office (PowerPoint, Excel, Word), tanto em um aplicativo no computador, quanto no navegador por meio do WebApps quanto no smartphone com os aplicativos nativos. Ainda é possível participar de reuniões e apresentações com o Skype for Business, utilizar e-mails com o nome da empresa com o Microsoft Exchange e calendários personalizados e sincronizados. O armazenamento de um terabyte do One Drive facilita o acesso dos arquivos, servindo como um grande HD na nuvem, podendo ser acessado em qualquer lugar por seus dispositivos, e compartilhado com seus companheiros de trabalho.
É visível a melhora em produtividade, agilidade e custos por aqueles que já investiram nas ferramentas, tão importante para estar à frente da concorrência e em especial em momentos de instabilidade econômica, como a que é enfrentada pelo Brasil.
A flexibilidade da venda de software como serviço (software-as-a-service — SaaS), que permite que o software seja assinado de acordo com a necessidade da empresa, e cancelado a qualquer momento, caso seja necessária uma quantidade maior de licenças em um período do ano, mas não em outro.
As tecnologias em nuvem vieram para ficar e melhorar a força de trabalho das empresas, sem dificuldades e muito conhecimento técnico na hora da implementação, contando ainda com o imenso suporte da Microsoft. O Office 365 sem dúvidas está na frente dessas tecnologias, e em 2016, mais de 50% dos pequenos negócios nos EUA terão adotado essa suíte, segundo projeções da IDC.