Não há como negar que as ferramentas em nuvem mudaram e continuam a mudar a maneira que o mundo se comunica e trabalha, seduzindo os empregadores e as próprias empresas de tecnologia a mudarem as suas estratégias e investirem mais nessas tecnologias. Hoje, as gigantes já oferecem excelentes ferramentas para trabalho remoto, que oferecem desde e-mail institucional até grandes e poderosos aplicativos que podem ser acessados direto no navegador.
As maiores no segmento hoje são a Google, com o For Works, que inclui o Hangouts, Gmail, Drive e Calendars e a Microsoft, com o Office 365 que possui Word, Excel, Outlook e PowerPoint, e uma pesquisa feita recentemente pela consultoria Gartner afirmou que o Office 365 possui 8,5% de participação no mercado, enquanto a ferramenta da Google possui apenas 4,7%.
Entretanto, essa área ainda tem muito o que crescer. 13% das companhias que estão na pesquisa usam correio eletrônico na nuvem, enquanto os outros 87% utilizam versões instaladas ou híbridas, hospedadas ou em nuvens privadas.
A Gartner ainda afirma que as ferramentas da Microsoft estão mais presentes em grandes corporações, enquanto as soluções Google são mais populares entre segmentos com mais competição e menos regulamentação, como propaganda, mídia, educação e turismo.