Microsoft anunciou ontem, no evento mundial de parceiros, o Windows 365.
O que é?
É uma nova categoria de serviços online, que vai permitir para organizações de todos os tamanhos, de forma fácil e gerenciada, criar Cloud PCs ou PCs na Nuvem.
Para que (ou quem) é?
Você vai dizer: “Mas isso já existe e não é novo. VDI, ou Infra de Virtualização de Desktop. No Azure é o Azure Virtual Desktop. Sim, e o Windows 365 foi criado sobre essa base. O que é novo aqui é que as empresas poderam assinar um Cloud PC pagando um preço que dependerá da configuração (vCPU, RAM e SSD) e será fixo, ou seja, não será por tempo de computação, espaço de armazenamento, trafego e outras variáveis que hoje são a realidade da infra em nuvem.
E estes Cloud PCs ficarão disponíveis para atribuição aos usuários da mesma forma que fazemos hoje com o Office 365, Microsoft 365, Exchange Online e todas as outras assinaturas.
O gerenciamento todo será realizado pelo Microsoft Endpoint Manager, que permite aplicação de imagens, politicas, instalação de softwares, e tudo que é preciso para a gestão dos ambientes.
Quer saber mais?
Melhor do que eu tentar explicar tudo, é mostrar o vídeo (em inglês, mas você pode ligar as legendas em português) de uma das sessões que apresentou a novidade. Clique na imagem abaixo, assista o vídeo e depois comente aqui o que achou!
Windows 365 – Hybrid Windows for a Hybrid World (microsoft.com)